Técnicas de artesanato – CARIMBOS E DECOUPAGEM

Vou iniciar hoje uma série se artigos mostrando várias formas de decorarmos nossas caixas das quais eu aqui já utilizo ou já fiz alguma caixa. Falarei a cada post de duas técnicas.

Hoje será a vez da carimbos e decoupagem.

Os carimbos são uma óooootima ferramenta para incrementar seu artesanato. Deixa as peças muito lindas e há muuuuitos tipo de carimbos por ai!! Acho que eu tenho uns 100 carimbos diferentes hahaha, amoooooo.

Eles sao de madeira e com uma borracha no desenho para você molhá-lo na tinta e carimbar a caixa. Possuem várias formas e preços e são bem fáceis de usar. Podem ser combinados com pinturas na caixa, papeis, guardanapos etc.

Você pode deixar o desenho do carimbo mais aparecendo deixando a tinta mais forte ou usando outra cor, ou deixa-la mais de plano de fundo utilizando a tinta somente um pouquinho mais escura e carimbar como apresentado nos meus vídeos abaixo.

Veja abaixo um passo a passo que fiz (se não me engano foi o PRIMEIRO que fiz rsrsrs) onde ensino a fazer uma caixa usando carimbos e fazer listras perfeitas!!

404076_263172910460948_2007566262_n

 

Caixa do passo a passo abaixo que fiz . Ficou linda!

 

DECOUPAGEM

Decoupagem significa o ato de colar papéis em uma superfície, que no nosso caso são as caixas de mdf. Podemos usar vários itens para fazer decoupagem como papéis, guardanapos, jornal, páginas de revista e tem até com filtro de café rsrsrs… A decoupagem , creio na minha experiência, ser a porte de entrada para muitas pessoas no mundo do artesanato…eu mesma inicie fazendo decoupagem de guardanapo em uma caixa rsrsrs olha a foto dela aí rsrsrs. Fiz em 2009.

10996477_660194527425546_880567495938141389_n

Geralmente para se fazer decoupagem usa-se cola branca normal, além depois do verniz para impermeabilizar a peça. Então mãos à obra e vamos fazer decoupagem com guardanapos pois é uma otima forma de aprendermos no artesanato por causa do seu baixo custo, pois um guardanapo não passa de R$1,00 (os nacionais), além de cola branca, base acrílica, verniz e uma caixa de MDF,

Inicie primeiro passando base acrílica branca na caixa de MDF toda , após ter lixado ela bastante.

Depois passe a cola e vá colando o guardanapo . Lembre-se de tirar as camadas brancas do guardanapo.
Depois passe verniz acrílico brilhante em toda caixa inclusive no guardanapo.

Espero que tenha lhe sido útil 🙂

Beijokas…

Gislaine – Gica

Próximas técnicas:

Scrap Decor e Tecidos.