Por que trabalhar com tecido de algodão

Olá galera tudo bem?
No post de hoje quero falar mais um pouco sobre a dúvida que recebo com frequência:

Gica, por que usar tecidos de algodão?

Na minha experiência de forrar caixas com tecido, eu recomendo sempre para todo mundo usar tecidos de algodão apenas por que:

1 – São mais firmes para se trabalhar e Mancham com menos facilidade com cola

Eu já tentei forrar caixas com tecido com outro tipo, como cetim ou algum de algodão que não fosse 100%, ou até um mais baratinho que encontrei numa loja de tecido, porém, o resultado É PÉSSIMO!!

Eu, que sempre quero dar um acabamento impecável, assim como você também, detestei usar esses outros tipos de tecido pois o cetim por exemplo, é todo mole para se trabalhar, não cola direito. O mais baratinho que comprei as tramas do tecido eram mais abertas que os de 100% algodão e não colava direito na madeira e a cola saia pelas tramas manchando com muito mais facilidade o tecido. Ou seja , virou o caos e tive que refazer toda a caixa pois não gostei do resultado.

 

2 – Desfiam bem menos 

Ao trabalhar com os outros tecidos acima citados no item 1, você percebe como DESFIA o tecido, é horrível para se trabalhar e manter a qualidade impecável do trabalho.

 

Entrei em contato com minha empresa parceira de tecidos a Estilotex (www.estilotex.com.br) pedindo também para que eles nos orientassem quanto ao uso de tecidos de algodão. Veja a resposta deles que confirma tudo o que disse acima que passei tudo por experiência própria.

Bom dia, Gi!!

Tudo bem com você?

 Segue algumas considerações do porque trabalhar com tecido 100% Algodão:

 O tecido nacional é de excelente qualidade. Existem os importados, com preços mais altos que os nacionais, mas que causam o mesmo efeito que os nacionais, não deixando a desejar em relação aos importados.

 Técnicas de artesanato com o tecido 100% algodão proporciona trabalhos de alta qualidade, pois pode ser lavado para ver se encolhe ou solta tinta sem que perca a característica de tecido novo, ele não desfia muito, é mais firme para costurar que os tecidos sintéticos, além da grande variedade de estampas e padronagens que encontramos no mercado para este fim.

 Principalmente para quem trabalha com a técnica de forração de caixa de MDF e faz Cartonagem é importante trabalhar com tecido 100% algodão, caso seja parcialmente ou totalmente sintético ele poderá manchar e descolar da peça.

Claro que podemos trabalhar com outros tipos de tecido em nosso MDF, porém, se ainda mais você for iniciante, siga as dicas da Gica e comece a trabalhar com tecidos de algodão que hoje são facilmente encontrados em lojas de artesanato e também pela internet 😉

 Espero que você tenha gostado deste artigo de hoje e tenha sido útil!
Deixe seu comentário das sua experiências com outros tipos de tecido!

Com amor, Gica

forracao-chamada

5 comentários em “Por que trabalhar com tecido de algodão

  • outubro 2, 2016 em 3:51 pm
    Permalink

    Olá Gica adoro suas dicas aprendo bastante.
    Um grande abraço.
    Jaqueline Bianco.
    Sorocaba S.P.

    Resposta
  • janeiro 5, 2017 em 1:26 pm
    Permalink

    Obrigada pelas informações. Bjs

    Resposta
  • janeiro 8, 2017 em 2:18 am
    Permalink

    Boa noite Giga, eu ainda não forrei nenhuma caixa. Mas o que eu posso dizer, é que o algodão é o melhor. Minha experiência com trabalho de fuxico. O algodão não desfia.
    Obrigada pela dica.
    Cecilia

    Resposta
  • julho 6, 2017 em 1:08 am
    Permalink

    Gostei muito da dica em relação ao uso do tecido de algodão. Eu tenho usado o tecido de algodão e realmente ele deixa o trabalho bem mais bonito.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.