O grande vilão: Medo de errar

IMG_7092

Olá ! Hoje vamos falar um pouco mais voltado, digamos, a parte mais teórica no artesanato.

Falar de uma coisa que atrapalha muito a nossa vida de artesã e também a vida pessoal e profissional:

o medo de errar.

Você tem isso?

Todos temos, principalmente nós, artesãos e outras pessoas altamente criativas tem disso. Como no livro que li  “Arquétipos, quem você é” (veja a capa no final do artigo) em que nos motra o arquétipo da artista.

Arquétipo é todo um padrão de energia  que exerce de maneira invisível sua influência sobre como vemos todos os aspectos da vida ou em outras palavras, arquétipos são tendências herdadas contidas no inconsciente coletivo, que levam o indivíduo a comportar-se de forma semelhante aos ancestrais que passaram por situações similares. Neste artigo falarei do arquétipo  da artista (conforme o livro).

Abaixo, veja o resumo do capítulo em que ela detalha depois os aspectos da artista:

Clique na imagem para ampliar

Veja que o lado sombra da artista é justamente esse…o medo de errar, de não ser orignal e nao se destacar por sua criatividade. Isso bloqueia o livre fluir da criatividade… Engraçado né, a gente põe força para ser criativo (tendo o medo de errar e com medo de não ser original) que acabamos não sendo criativos!! rsrsrs… Por isso que temos que deixar fluir livremente nosso arquétipo de artista. Não precisamos procurar ser a mais famosa, ou a bam bam bam…deixar
o arquétipo trabalhar da artista é dar O MELHOR  de si para fazer uma peça, ou uma costura, ou arrumar uma mesa jantar com seu toque pessoal, dançar de corpo e alma…entende? Sentir a artista em você é dar o melhor de si sempre :), ai estaremos vivenciando o lado positivo da artista 🙂

Mas o  lado sombra sempre vem a tona não é mesmo? Esse medo de errar é querer ser perfeccinonista e nunca seremos perfeitamente perfeito em algo, mas como disse, podemos dar o melhor de nós mesmos conforme nossa capacidade 🙂

O medo de errar muitas vezes deixa a gente sem fazer o queríamos fazer por causa dos julgamentos que achamos que vamos ter por ter feito alguma peça do nosso gosto.

Eu tive muito disso no meu inicio da carreira da artesã e claro ainda tenho. Mas agora eu tenho consciência disso e sei que pensar assim é a mais pura autosabotagem…me sabotando de crescer e dar o melhor de mim. Dai como agora eu sei desse lado sombra, tento administra-ló e ver por outro ângulo, que a coisa nao é tão feia assim rsrsrsrs….

Sempre dou o melhor de mim nos meus vídeos e textos mesmo achando que vão me julgar rsrsrs…
Prefiro agora arriscar do que ficar me lamentando  na sombra.

Quero trazer para você também, além de conteúdos práticos no artesanato (videos decorando caixas de mdf)  a parte teórica para vocês, como essa parte de critativadade, teoria por trás do artesanato…pois eu acredito que temos que ter a combinação de tudo isso para elevarmos ainda mais nossa arte e também crescer internamente , já que o artesanato é uma ferramenta poderosa no processo de cura de inúmeros distúrbios relacionados à emoção (tristeza, depressao, falta de vonntade, preguiça rsrs).

E você tem medo de errar? Vai começar a vencer seus medos?
Lembre-se dessa frase:
Feito é melhor que perfeito 😉

Fonte:

imagem

https://www.facebook.com/heliocouto/posts/530765720343499

http://somostodosum.ig.com.br/conteudo/c.asp?id=01448

http://www.psicoloucos.com/pensadores/carl-jung/os-arquetipos

http://pt.wikipedia.org/wiki/Arqu%C3%A9tipo

 

Sem Título-4

Você sabia que poder ter um mini curso meu GRATUITO? Se ainda não viu, basta clicar ali

>>>>>>> QUERO VER O CURSO